domingo, 22 de maio de 2011

Concerto para Lanhouse #01

Concerto para Lanhouse é uma instalação audiovisual para computadores conectados em uma rede local (LAN - Local Area Network). O trabalho surgiu de experimentações realizadas durante oficinas e hacklabs de áudio e vídeo interativo ministrados em salas de acesso livre à internet pelo Brasil.

A instalação foi programada-composta em duas partes. A primeira, se desenvolve num jogo de  especialização sonora, ilusão de movimento e sincronia combinando as luzes dos monitores e o som dos alto-falantes dos computadores espalhados pela sala. Na segunda parte, as variações de cores seguem um encadeamento extendido de “acordes temporais horizontais”.

Considerando o computador um instrumento que reúne diferentes mídias (metamídia), capaz de articular som, luz e máquinas num fluxo de metadados pela rede, Concerto para Lanhouse nos provoca pensar a LAN como um metainstrumento. A construção desse metainstrumento pode ser entendida como um trabalho artesanal análogo ao trabalho do lutier. A luteria digital se realizaria no plano combinado de hardwar e software, da rede de computadores e de ambientes de programação audiovisual como o Pure Data.

A instalação enfatiza uma espécie de “performatização midiática” da rede local de computadores. Concerto para Lanhouse é um pequeno exercício estético "performidiático” e também uma singela homenagem às 108 mil lanhouses espalhadas pelo Brasil atualmente (dez 2010).

Instalação feita pelo artista e amigo Giuliano Obici Lambert no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som) em 12/12/2010. Mais trabalhos do mesmo artista em http://giulianobici.com/site/arte.html.



Instalação do Concerto para Lanhouse #01 no Linux Audio Conference 2011 em Dublin, Irlanda.
A instalação ficou aberta a visitação durante todo o evento entre os dias 6, 7 e 8 de maio de 2011.
Veja mais no site do evento:
http://lac.linuxaudio.org/2011/

Artista: Giuliano Obici
Video: John Lato
Edição: Robin Gareus

OGV 2 AVI 2 OGV

O formato ogv é cool mas as vezes é necessário convertê-lo para, por exemplo, assistir ao filme no PlayStation 2.

Segue os comandos:


$ mencoder -idx video.ogv -ovc lavc -oac mp3lame -o video.avi

E o inverso :

$ mencoder video.mpeg -ovc lavc -o video.ogv

Fonte:

  • http://www.vivaolinux.com.br/dica/Convertendo-formato-de-video-*.ogv-para-*.avi-no-Linux

terça-feira, 17 de maio de 2011

Usando nomes para placas no Jack

No meu estúdio eu tinha um problema: duas placas de som no mesmo computador. Uma era a onboard, que eu não conseguia desativar nem pagando, e a outra um Delta LT 1010. Mesmo usando dois presets diferentes sempre havia o problema de o computador colocar as vezes uma e as vezes outra como hw:0. No LAC 2011 eu aprendi como fazer isto ser mais inteligente: usar o nome da placa.

Veja só. Primeiro use o comando: 

cat /proc/asound/cards

Isto irá retornar o nome de suas placas. No meu caso:

 0 [Intel          ]: HDA-Intel - HDA Intel
                      HDA Intel at 0xda500000 irq 49

Bem, agora é só colocar o nome dela na linha de comando do jack, ou, se preferir, no qjackctl.bin.

Tela do qjackctl.bin usando o nome da placa de som

Fonte:

http://jackaudio.org/device_naming