quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Distribuições de Linux para áudio

Para os que trabalham com produção musical no computador e procuram uma alternativa no mundo Linux, segue uma lista de distribuições com este propósito:

- Ubuntu Studio
Baseado na distribuição Ubuntu, o Ubuntu Studio acompanha as versões desta distribuição e possui pacotes adicionais em um repositório próprio para Música, Vídeo e Imagem. Possui Kernel RT e as opções de instalação para seus pacotes adicionais.
Site oficial: http://ubuntustudio.org/


- 64 Studio
Baseado na distribuição Debian, o 64 Studio é uma boa opção para máquinas com processador 64 bits. A distribuição também possui i386 para computadores 32 bits e também conta com Kernel RT. Sua versão 2.0 possui a vantagem adicional de ter sido lançada também para Live CD e em DVD para instalação.
Site oficial: http://64studio.com/


- Musix
Sim, o site oficial está correto e esta é uma distribuição Argentina. Possui a colaboração de brasileiros e é, sem dúvidas, uma boa alternativa para Multimídia. Possui kernel RT, um pacote variado de aplicações e, o que é melhor, vários exemplos. Esta é a razão de eu julgar o Musix é a melhor distribuição para iniciantes: Exemplos prontos para vários softwares. Baseada no Knopix esta distro está disponível em duas versões: Live CD e Live DVD.
Site oficial: http://musix.org.ar/en/index.html


- Jack Lab Audio Distribution
Também conhecido por sua sigla: JAD, esta distribuição é baseada no OpenSUSE. Possuindo opções de Live DVD e também de um DVD para instalação, o JAD também possui Kernel RT além de WineASIO para suporte completo para VST.
Site oficial: http://jacklab.net


- Planet CCRMA
Desenvolvido pela Universidade de Stanford, o Planet CCRMA (lê-se "Karma") não é propriamente uma distribuição mas um conjunto de pacotes RPM para ser utilizados em distribuições baseadas no Red Hat como o Fedora ou o CentOS. Entre estes pacotes há um Kernel de baixa latência, drivers para dispositivos de áudio e várias aplicações para esta finalidade.
Site oficial: http://ccrma.stanford.edu/planetccrma/software/


- Dyne:bolic
Produzido pela Dyne (http://dyne.org/), uma fundação de Software Livre para as Artes, o dyne:bolic é baseado em Knopix. É distribuído em Live CD e foi otimizado para trabalhar com máquinas de poucos recursos. Seus requisitos mínimos de Hardware: Pentium 1 com 64MB de RAM. Logicamente, esta estação deve possuir Leitor de CD.
Site Oficial: http://www.dynebolic.org/


- Pure:dyne
Entre as distribuições de propósitos específicos esta tem uma peculiaridade: o Pure:Dyne nasceu como uma versão do dyne:bolic com o propósito de trabalhar programação musical. Segundo a distribuição, o mesmo encontra-se pronto para trabalhar com softwares como Pure Data, Supercollider, Icecast, Csound e Fluxus, por exemplo. Distribuído em Live CD.
Site oficial: http://code.goto10.org/projects/puredyne/


- ArtistX
Distribuído em Live DVD o ArtistX é talvez a distribuição mais bonita para Áudio. Baseado no Debian possui um Menu KDE modificado para sua finalidade e muitas, mas muitas aplicações. Infelizmente não possui Kernel Real Time.
Site oficial: http://www.artistx.org/site2/


Distribuições descontinuadas

-AGNULA
AGNULA é um projeto que foi financiado pela Comissão Européia para o desenvolvimento de duas distribuições para áudio em Linux. Este projeto criou duas distribuições Linux para Áudio: uma baseada em Debian (DeMuDi - sigla para Debian Music Distribution) e outra baseada em Red-Hat (RehMuDi - sigla para Red-Hat Music Distribution). Até onde encontrei este projeto não continuou voluntariamente visto que o site oficial (http://www.agnula.info) e o site da comunidade (http://www.agnula.org) estão fora do ar. Segundo o site DistroWatch o projeto teve início em 01/04/2002 (Sim, primeiro de Abril!) e seria mantido por 2 anos.

Fonte: Estúdio Livre

- DeMuDi
DeMiDi é a sigla de Debian Multimedia Distribution. Esta distribuição não existe mais e foi descontinuada. O termo que se utiliza para isto é uma distro defunct (defunto). Foi desenvolvida por uma fundação Européia chamada AGNULA. Por esta razão é também chamado de A/DeMuDi. O site oficial não está no ar, mas consta como http://demudi.agnula.info/. Segundo o site DistroWatch o último release do DeMuDi foi liberado em Outubro de 2005.

- ReHMuDi
A distribuição Red Hat da AGNULA. Também um projeto descontinuado (defunct). Sobre esta distribuição não encontrei nenhum dado adicional.

- AudioSlack
Inspirado no Planet CCRMA, o Audioslack era um conjunto de pacotes de áudio para a distribuição Slackware. Também é um projeto descontinuado. Procurando mais informações encontrei o email do Luke Yelavich, team leader, encerrando o projeto. O site oficial consta como http://www.audioslack.com, porém o mesmo encontra-se desativado.

Fonte das Imagens: http://www.distrowatch.com

Um comentário:

giuliano obici disse...

um bom início flávio...
legal