Dado que volta e meia preciso explicar isto em uma discussão, resolvi fazer algumas anotações aqui no blog para poder retomá-las quando preciso. Normalmente elas são necessárias quando cito o exemplo da Suécia como socialismo e alguém me chuta dizendo que a Suécia é monarquista e não socialista. Bem, vamos lá.
Monarquia é uma forma de governo de Estado que possui um monarca. Pode ser comparada a outras formas de governo como Anarquia, República, Democracia e OIigarquia. Vale lembrar ainda que República pode ser presidencialista ou parlamentarista e que ambas são (ou costumam ser) democráticas. Houve na história Repúblicas Aristocráticas que eram democráticas mas que só uma minoria (os aristocratas) votava.
Socialismo é um regime econômico baseado em organizações sociais onde estas organizações sociais decidem quanto a produção e distribuição. O Estado se torna proprietário das grandes indústrias e dos serviços básicos fornecidos à população como transporte, saneamento, saúde e energia. Pode ser comparado ao fascismo, nazismo, comunismo e livre mercado.
No caso de uma monarquia, o Estado é Sua Majestade a Rainha, e ela fica com 1% de toda e qualquer transação. Se o regime econômico for socialista, a Rainha irá bancar os serviços básicos para a população. O Estado é a Rainha e não há Estado sem ela. No caso de uma república, o Estado é representado pelo Presidente da República.
Uma confusão comum é achar que socialismo é comunismo. Ou que socialismo depende de um ditador malvado que irá impor sua vontade à população. Ao vermos modelos como o da Suécia podemos colocar alguns pontos para evitar esta confusão. Socialismo não é contra a propriedade privada. Isto é uma forma de comunismo. O mesmo quanto a ter vários partidos políticos ou o direito de ir e vir. O que o Estado tenta assegurar no socialismo é a propriedade dos serviços básicos, como educação, transporte, saúde, segurança, energia, ... e as indústrias estratégicas para a nação.
É bastante difícil manter as empresas privadas destes serviços públicos e pois sempre há empresas privadas tentando colocar a mão nestes setores considerados vitais para a população. Obviamente que o lucro de tais setores seria certo mas é questionável se tais serviços deveriam ser fonte de lucro.
Há ainda uma terceira questão que entra em pauta e que não envolve nem forma de governo nem regime econômico. Trata-se da liberdade. Tanto liberdade para empresas fazerem negócio e operarem livremente quanto liberdade individual (para os indivíduos). Ou, se preferir, liberdade econômica e liberdade civil. Boa parte do pensamento chamado atualmente de neo-liberal prega liberdade econômica para as empresas mas não se pronuncia quanto a liberdade civil. Liberdade civil quase sempre envolverá questões polêmicas como descriminalização de drogas, aborto, casamento homoafetivo e coisas assim.
Apesar de minha visão de socialismo não ser exatamente o que é pregado por Marx (e chamado de comunismo) ou por vários outros escritores de esquerda, eu prefiro a ideia de Estado com compromisso social ser chamado de socialista e entender os detalhes de como isto é implementado apenas como estudos de caso.
Por fim, não tenho muitas dúvidas que a Suécia é uma monarquia constitucional parlamentar socialista e com grande liberdade tanto civil quanto econômica, ou seja, de economia neoliberal. Tilt?
Fontes:
- https://www.portalbrasil.net/2006/colunas/politica/maio_01.htm
- http://www.coladaweb.com/politica/conceito-geral-de-republica-e-monarquia
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma_de_governo
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo