sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ubuntustudio 8.10 - Cadê meu Kernel RT?

A versão 8.10 do UbuntuStudio (também chamada de Intrepid) saiu sem o famoso kernel RT. As explicações variam entre instabilidade, grande exigência de hardware e coisas assim. Teorias conspiratórias a parte li até que há chances deste Kernel ser descontinuado.

O que aconteceu de fato, eu não sei. Sei que o Kernel do Linux vem passando por grandes mudanças, adequações quanto a parte de rede, principalmente. Com estes problemas para resolver devem ter deixado de lado quem utiliza o computador para "tocar música". Ou o Ingo Molnar está de férias.

O kernel generic funciona bem. Alguns problemas de incompatibilidade ou conflito de hardware que eu atrapalhava na versão anterior foram resolvidos. Ponto para a evolução. Infelizmente alguns projetos meus antigos do Rosegarden se negam a abrir e algumas baterias com vários samplers do Hydrogen também. Instalei a nova versão do RT e tive problemas pequenos (o computador trava, o firefox não funcionou, o jack virou zumbi e até o mouse sumiu). Problemas leves. O mais grave é que o Kernel RT está matando o MIDI.

Espero que este problema seja em breve contornado. Migrei para o Ubuntustudio pois achava a melhor solução para utilizar meu tempo com música e não com configurações e instalações. Sem o RT esta distro parece um conversível em dia de chuva. Alguma coisa está faltando. Quero meu Kernel RT.

Fontes:
Para saber a versão do seu kernel utilize: uname -a. Este é o meu:
Linux studio 2.6.27-11-generic #1 SMP Thu Jan 29 19:24:39 UTC 2009 i686 GNU/Linux

Nenhum comentário: