sexta-feira, 11 de junho de 2010

Instalando o Ubuntu Linux em um NetBook HP

Depois de ter instalado o UbuntuStudio em meu Notebook HP e não ter anotado o que fiz eu acabo de receber a tarefa de colocar o UbuntuStudio em um NetBook HP. Vamos lá.

Abrindo espaço para o Linux

Pretendo deixar o NetBook dual Boot, ou seja, deixarei o Windows 7 (W7) instalado e funcionando para alguma eventual necessidade. Já está pago e a HP não vai devolver meu dinheiro. Não pretendo reinstalá-lo e por isto vou deixar o W7 instalado e abrir um espaço no HD para instalar o Linux.

O Windows possui a possibilidade de dividir um HD em mais volumes. Para isto vá até o "Control Panel -> System and Security -> Administrative Tools -> Computer Management -> Storage -> Disk Management". Clique o botão contrário sobre o Drive C e escolha "Shrink Volume". Ele irá sugerir a maior divisão que ele consegue fazer neste momento. Isto pode demorar um pouco. "Shrink" e esperar mais um tempo.

Com certeza ele dividiu sua unidade em uma quantidade que não parece boa o suficiente deixando a partição Windows maior do que eu queria. Isto porque ele separa a maior partição que ele consegue que seja contínua. No meu caso, 70GB para o windows e 65GB de espaço livre. Em outras palavras, há arquivos espalhados no disco e precisaremos "empurrar" estes arquivos para deixar uma partição maior para o Linux. 

Infelizmente o Defragmentador não irá nos ajudar a deixar este espaço maior. Pelo menos não o defragmentador do Windows. Será necessário instalar outro defragmentador para aumentar este espaço livre. Na verdade, como cada ferramenta de defrag possui uma maneira de fazer isto, usarei mais de uma. A primeira será o Perfect Disk. Depois usarei o Auslogic Disk defrag, mydefrag e Diskeeper. 

Após cada uma destas ferramentas, Shrink Volume... As vezes reiniciar a máquina pode ajudar pois alguns arquivos são do próprio Windows e são alocados em tempo de execução. Reiniciar pode ajudar a realocá-los em outro lugar.

Separe algumas horas para isto. Dependendo do quanto você quer de espaço para o Linux, separe um dia inteiro. Mesmo assim, talvez alguns arquivos de sistema não possam ser movidos e não sei como colocá-los para o lado para aumentar o tamanho da partição livre. Viva o Windows!


Criando a instalação no pendrive

O primeiro lance foi criar um UBS de instalação já que os netbooks não tem drive de CD/DVD. Para isto basta ter uma imagem iso da instalação do Ubuntu e um pendrive com espaço suficiente para colocar a imagem.

No Ubuntu, clique em "Sistemas -> Administração -> Criador de disco de inicialização". Selecione a imagem iso e o dispositivo USB a ser usado.

O dispositivo não precisa estar vazio e pode ser usado normalmente para outros arquivos.

Instalando a partir do pendrive

O tal netbook não dá opção de entrar na BIOS. Graças ao manual descobri que tem de apertar o F10 no Boot para escolher a sequência de dispositivos para o boot. Mas seja rápido pois o tal splah da HP entra mais rápido que um foguete...

Booted! O Linux entrou, reconheceu o Hardware então vamos instalá-lo. Antes de fazer isto eu entrei no GParted e apaguei aquelas partições de Recovery que ocupavam mas de 12GB de um HD de 160GB... O site me disse que posso pedir os DVDs de Recovery a qualquer momento, então, se for vendê-lo ou coisa assim eu encomendo os tals DVDs...

Primeira questão importante: o teclado é o USA - Internacional (With dead keys). Experimente digitar algo como "ação" e verás seu teclado funcionando em português.

Próximo passo crítico: escolher a partição. Se realmente quer deixar o W7 pois pagou por ele, como eu fiz, escolha colocar o Ubuntu no maior espaço alocável contínuo. Foi pra isto que perdi quase 12 horas empurrando o W7 para o lado...

Instalei. Viva! Coloquei o tal cabo de rede e instalei os drivers restritos. A Wifi passou a funcionar e agora é só alegria.

Fontes

Um comentário:

Anônimo disse...

tenho um HP mini 210-2035br esse passo-a-passo vale pra ele? e os drivers dos hardwares como fazer? Procurei no site da HP e só aparece para Win7.