quarta-feira, 9 de junho de 2010

Touchpad no Linux

Copy / Paste

Eu sempre adorei o sistema de copiar e colar do Linux / Ubuntu: Seleciona com o mouse alguma coisa e ZAZ! está copiado. Depois clique com os dois botões do mouse em um canto ou clique o scroll do mouse e ZAZ! colado. Muito prático. Agora estou usando um notebook e estava aflito com não ter esta opção. Bem, é bastante simples: copie selecionando, como sempre. Para colar clique o canto superior direito do touchpad e ZAZ!

Desabilitar ao digitar

Outra coisa que me irritava no touchpad é estar digitando, esbarrar o dedo na porcaria e meu mouse ir parar em outra parte do texto e lá estou eu digitando sem ver. Sim, tenho o costume de digitar sem olhar para a tela, parece estranho mas posso te afirmar que é o que chamamos de "maneira correta". Para resolver este problema encontrei isto:


Bem, para que você não tenha de ir até lá, vou copiar a dica.

Clique em Sistema > Preferências > Aplicativos de Sessão
Clique em Adicionar
Coloque o nome de "Touchpad Syndaemon"
        a descrição pode ser "Disables touchpad while typing"
        e o que é mais importante, o comando: "syndaemon -i 1 -d -t -K"

Tudo sem aspas.
Isto desabilitar o touchpad por 1 segundo toda vez que você pressionar uma tecla do teclado (repare que tem um 1 no comando :-).

Logicamente que, para funcionar é necessário reiniciar.

Nenhum comentário: