terça-feira, 19 de agosto de 2008

O que é ALSA?

Tentando ajudar os novos usuários de Linux para multimídia é hora de explicar mais uma sigla que é bastante popular. Com vocês:

Advanced Linux Sound Architecture (ALSA)
Você acaba de comprar uma placa de som. Bonita, nova e cheirosa, tão sonhada e aguardada por meses. Ao abrir a caixa encontra a placa, um manual e o CD / Disquete (infelizmente os disquetes sobrevivem...) com o driver da placa. Ao manual, ninguém dá bola. É só "espetar" a placa de som, ligar a máquina e instalar o driver. Certeza que ela vai funcionar, certo?
Quase. Os fabricantes ainda não disponibilizam drivers de seus periféricos para o Linux. O tal CD com o driver só será útil para usuários Windows e, pelo jeito, não é o seu caso.

O que são os drivers?
No começo havia apenas a famosa placa de som Sound Blaster 16 bits que vinha com tal "kit multimídia" e tudo era muito simples. Atualmente existem placas de som com diversas configurações distintas. Várias entradas, várias saídas, entrada / saída para controlador MIDI, full-duplex (capacidade de gravar e ouvir ao mesmo tempo), com conexão USB, PCI e por ai vai. A função de deixar sua placa funcionando é do sistema operacional. O sistema operacional, com certeza, não conhece todas as placas de som do universo e por isto eles contam com uma ajudinha do fabricante para lhe explicar como conversar com sua placa de som. Esta "ajudinha do fabricante" é o tal driver de dispositivo. Quando o Sistema operacional consegue identificar sua placa a mesma se torna disponível para todas as aplicações que irão utilizá-la.

Bem, se o fabricante não tem Driver para Linux, o que fazer?
É neste ponto que entra o ALSA. Assim como você, muita gente precisa destes drivers. Esta gente se juntou, cada um escreveu um driver e o ALSA conta hoje com suporte a grande parte das placas de som do mercado. Bacana, não? Vai além. Mais do que escrever estes programas, o ALSA também partiu de outros objetivos como:
  • Síntese de MIDI baseada em hardware;
  • Mixagem em hardware de múltiplos canais;
  • Operação Full-duplex;
  • Drivers que trabalham com múltiplos processadores.
  • Suporte para aplicações que utilizam o OSS*
No momento da escrita deste post, o ALSA conta com suporte a 110 placas de som. Apesar de ser um número bastante significativo, o conselho dos usuários Linux ainda é: Verifique se há um driver ALSA para sua placa antes de adquirí-la.

Fontes:
* OSS (Open Sound System) é o antigo Sistema de som do Linux. Para saber mais, leia este blog.

Nenhum comentário: